Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Croácia, Mais Uma Vez no Topo…

Apresentemos o desempenho da Croácia nos Campeonatos Mundiais, depois que se tornou independente:

Mundial 1998 – 3º Lugar;

Mundial 2002 – Apuramento sem passar a fase de grupos;

Mundial 2006 – Apuramento sem passar a fase de grupos;

Mundial 2010 – Não apuramento;

Mundial 2014 – Apuramento sem passar a fase de grupos;

Mundial 2018 – Vice-campeã Mundial;

Mundial 2022 – Terceiro lugar.

Deste modo, desde que se tornou independente, a Croácia competiu para se apurar para sete campeonatos mundiais. Falhou, apenas, o apuramento para o disputado na África do Sul em 2010.

Contudo, depois de uma estreia arrebatadora, em 1998, quando na França foi capaz de conquistar um extraordinário terceiro posto, graças a uma geração composta por nomes como Suker, Boban, Jarni ou Boksic, os croatas só atingiriam o apogeu nos dois últimos Mundiais.

Na verdade, graças ao talento de um dos melhores jogadores do últimos 30 anos, Luka Modric, conseguiria catapultar-se para os mais altos patamares do desporto-rei. Depois de ter sido vice-campeã mundial em 2018, hoje garantiu o último ligar do pódio neste Mundial de Inverno… nem que para isso, tal como sucedeu na Rússia, tenho de ir sobrevivendo de prolongamento ou desempate por pontapés de penalty em prolongamento ou desempate por pontapés de penalty.