Uma medida que se aplaude…
A possibilidade de ouvir os árbitros após os jogos foi sempre uma fonte de debate em várias federações nacionas, que nunca encontraram o ajuste certo para vincar as decisões perante as câmaras. A ideia de ouvir directamente da voz do árbitro a decisão tomada após a consulta VAR parece ser mais fácil e mais próxima da realização.
O International Board, o organismo que decide as alterações às regras do futebol, já começou a experimentar esta novidade, com que já nos deparamos no Campeonato Mundial de Clubes ganho pelo Real Madrid em Marrocos, e poderemos vê-la em breve nas ligas nacionais.
Segundo a Get French Football News, a Federação Francesa de Futebol, a FFF, pediu à IFAB para lhe permitir aproveitar os últimos jogos desta época para experimentar a possibilidade de os árbitros de explicarem as suas decisões, após a consulta do VAR, através de um microfone, aos espectadores no estádio e aos que se assistem às partidas através da televisão.
A federação gaulesa está a pensar experimentar a novidade nas duas primeiras ligas nacionais, Ligue 1 e 2. Além disso, em Janeiro já tinha enviado o seu pedido à entidade reguladora das regras do futebol, com o presidente do comité federal de árbitros franceses, André Borghini, alegadamente, a pedir luz verde para fazer da liga francesa o “laboratório” para esta novidade, uma vez que a liga italiana seria o projecto piloto para fora de jogo semi-automático. “Seria bom se os espectadores de televisão pudessem ouvir o que o árbitro está a dizer”, disse Borghini.
E se fosse em Portugal?