Em Munique, apesar do (miraculoso) título, o 11º consecutivo, não se perdoam os erros…
Na verdade, apesar do triunfo, os 71 pontos conquistados foram o número mais baixo com que os bávaros venceram a Bundesliga. Assim, como primeira decisão, após a conquista do exito, uma hora depois da festa no relvado de Colónia, o clube de Munique decidiu dispensar Oliver Kahn e Hasan Salihamidzic dos seus respectivos cargos.
Os dois são tidos como os principais responsáveis pela decisão de demitir Julian Nagelsmann e substituí-lo por Tuchel, com a época em curso e os jogos mais importantes do ano ainda por disputar, nomeadamente a eliminatória dos quartos-de-final da Liga dos Campeões contra o Manchester City, depois de ter eliminado o Paris Saint-Germain nos oitavos-de-final.
Khan foi, pois, demitido do cargo de director executivo do Bayern e, com ele, partirá o antigo jogador da Juventus Salihamidzic, que ocupava o cargo de director desportivo, também foi afastado e será igualmente substituído no conselho de administração do clube. O lugar do antigo guarda-redes do Bayern e da selecção alemã será ocupado pelo actual vice-presidente do conselho de supervisão, que tomou a decisão de demiti-lo, Jan-Christian Dreesen, que será apresentado à imprensa hoje de manhã.
No que diz respeito ao cargo de novo director desportivo, o clube decidirá nos próximos dias quem será nomeado para essa função. Dressen, diz o Bayern, tinha anunciado em Outubro passado que queria deixar o clube no final da época, uma escolha que foi posteriormente alterada após conversações com a direcção.
Tuchel, que, aos olhos da direcção, não tem culpa do desempenho da época dos bávaros, deverá permanecer no seu cargo. No entanto, o treinador, que assinou um contrato até 2025 em Março, poderá optar por deixar o clube por sua própria vontade, uma vez que as duas pessoas que o contrataram foram despedidas. Presumivelmente, o antigo treinador do PSG e do Chelsea vai esperar para conhecer o nome do próximo director desportivo e os planos do clube que, apesar de tudo, lhe permitiu conquistar a primeira liga da sua carreira.
Kahn deixa o clube depois de ter entrado para a direcção em Julho de 2020, assumindo o cargo de CEO no ano seguinte, substituindo Karl-Heinz Rummenigge. Durante o seu mandato, o Bayern de Munique venceu a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia, quatro títulos da Bundesliga, a Taça da Alemanha e duas Supertaças nacionais.
No que toca a Salihamidzic, o antigo jogador da selecção da Bósnia ocupava o cargo de director desportivo desde 2017, tendo sido promovidoa membro do conselho de administração em 2020.
Nem o título os salvou…