Uma acesa discussão entre vizinhos…por causa de uma camisola!
Marrocos e Argélia são vizinhos no Norte de África e rivais no mundo do futebol. Surgem, agora, numa curiosa discussão que já meteu instâncias governamentais…por causa de uma camisola.
Assim, o Ministério da Cultura marroquino ofendeu-se com a nova camisola da Argélia, ausente do Campeonato do Mundo no Qatar, que, segundo este, é demasiado inspirada pelo “zellige marroquino” (cerâmica característica da arte decorativa tradicional marroquina).
O advogado da Federação Marroquina considerou tratar-se de “apropriação cultural e uma tentativa de roubar um motivo do património cultural marroquino para o utilizar fora do contexto” e pediu à Adidas que simplesmente a retirasse dos pontos de venda.
Foi, também, enviada uma notificação formal a Kasper Rorsted, o CEO da Adidas. O estado marroquino também solicitou que as camisolas fossem retiradas de todos os pontos de venda num período máximo de duas semanas. O pedido ainda não foi aceite, uma vez que o fabricante de equipamento desportivo já tomou a palavra para se defender, explicando que se inspirou no palácio Mechouar em Tlemcen, no noroeste da Argélia.
Uma polémica diplomática…