Uma decisão na esteira da aplicável à selecção russa?
Os jogos programados para esta janela de selecções poderão ser os únicos que a selecção bielorrussa disputará na fase de apuramento para o Campeonato Europeu de 2024.
Na verdade, atendendo à pressão de uma centena de eurodeputados que não admitem o apoio dado pelo país à Rússia na guerra contra a Ucrânia, a Confederação europeia poderá avançar para a suspensão da referida selecção. Aliás, tal tema deverá ser debatido no próximo Comité Executivo do organismo, agendado para o próximo dia 04 de Abril.
A posição destes eurodeputados está em consonância com a da Ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, que tem vindo a pedir sanções contra a federação bielorrussa desde Setembro de 2022. Segundo o órgão de comunicação social alemão ARD Sportschau, o presidente da UEFA Aleksander Čeferin enviou uma carta aos parlamentares em questão, confirmando que o caso será tratado.
Os Kryly Bielyia, como é conhecida a equipa nacional bielorrussa, estão no Grupo I desta ronda de qualificação, devendo hoje receber a Suíça, antes de viajarem para a Roménia na próxima terça-feira.