Os principais clubes europeus ainda não desistiram do sonho de salvar a Superliga Europeia.
Para isso, decidiram ceder à A22 Sports a missão de trabalhar na estrutura global da potencial nova competição entre aspectos operacionais e financeiros. Esta hoje resolveu nomear Bernd Reichart para essa missão.
Com 48 anos de idade, chega ao mundo do futebol depois de ter obtido uma vasta experiência no mundo dos media, dos direitos televisivos e da comunicação. Trata-se, pois, da escolha de alguém dotado de experiência em diplomacia, algo que a Superliga está a tentar encetar com as diversas instituições desportivas e políticas que poderão permitir aa realização da prova.
Nascido em Março de 1974 em Scheidegg, uma aldeia na Baviera a poucos quilómetros do Lago Constança, Reichart estudou na Universidade de Constança. Também passou períodos a estudar na Universidade de Salamanca (em Erasmus) e na Universidade da Carolina do Norte de Asheville, como parte de um programa desportivo dedicado ao futebol (jogou como defesa e foi considerado um dos melhores futebolistas da época de 1998/99 na Conferência Universitária).
Depois de se formar, começou a trabalhar em marketing desportivo para a UFA Sports (mais tarde Sportfive) em Hamburgo, tornando-se mais tarde Director de Marketing da Sportfive em Madrid. Aqui veio o seu primeiro contacto com o Real Madrid, enquanto trabalhava no acordo de patrocínio entre os Merengues e a Siemens.
Em Outubro de 2004, tornou-se Chefe de Relações com Investidores na Antena 3 (agora Atresmedia), afiliada do Grupo RTL em Espanha. Uma função que desempenhou até Junho de 2007, quando foi nomeado Director Executivo Multi-canal da emissora espanhola, responsável por cinco canais de televisão de acesso livre. Em Fevereiro de 2013, regressou à Alemanha, com a nomeação como CEO da Vox (lançando alguns dos programas de maior sucesso na história do canal). Foi também membro do conselho de administração da RTL Deutschland.
De Janeiro de 2019 a Setembro de 2021, trabalhou como CEO do Mediengruppe RTL Deutschland, um dos principais grupos privados de radiodifusão na Europa. De Janeiro de 2019 a Junho de 2022, Bernd foi também membro do conselho de administração do Grupo Bertelsmann, uma empresa de meios de comunicação, serviços e educação, activa em 50 países de todo o mundo.
Hoje, chegou a sua nomeação como director-geral da A22, com o objectivo de relançar o projecto da Superliga.
“- A situação actual do futebol europeu é assolada por uma série de dificuldades que não se resolverão por si próprias”, são as suas primeiras palavras. “Os presidentes do Real Madrid, Barcelona e Juventus expressaram recentemente a sua opinião sobre os problemas que o nosso desporto está a atravessar. Penso que estão a fazer as perguntas certas, e estou pessoalmente entusiasmado por ouvir tantas vozes diferentes para que a comunidade futebolística europeia possa encontrar as respostas certas em conjunto. O jogo que todos nós amamos beneficiará de um diálogo honesto, aberto e livre sobre um futuro melhor através de um processo de reforma sério’ concluiu.
Conseguirá levar a nau a bom porto?