A tensão está a atingir níveis insuportáveis na Bélgica.
A equipa nacional liderada por Roberto Martinez, depois de ser derrotada por duas bolas a zero por Marrocos na segunda jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo, irá jogar as suas derradeiras esperanças de se qualificar para as oitavas de final no jogo contra a Croácia, marcado para a próxima Quinta-feira.
De acordo com o jornal L’Equipe, o ambiente nos Diables Rouges estará tudo menos pacífico. Com efeito, uma discussão acalorada eclodiu entre os jogadores belgas após o jogo contra a selecção africana. O defesa Jan Vertonghen criticou duramente pelo menos dois dos seus companheiros de equipa por terem declarado publicamente que os defesas centrais eram “lentos”. Vertonghen acrescentou que sempre apoiou o seu povo, mesmo em dificuldades.
Estas alusões foram alegadamente dirigidas a dois dos melhores jogadores da equipa: Kevin De Bruyne e Eden Hazard. Para evitar que o choque degenerasse numa rixa, Romelu Lukaku teve de intervir. Até agora, a equipa tinha superado os dissensos internos. Kevin De Bruyne e Thibaut Courtois não se falam pelo segundo ter traído o primeiro com a sua namorada e Michy Batshuayi e Romelu Lukaku também não terão boas relações. Além disso, Eden Hazard e Leandro Trossard não falam, também, um com o outro.
Ontem Roberto Martinez reconheceu a sua responsabilidade em relação às tensões no balneário, mas mesmo assim tentou minimizá-la. “Estamos feridos. Esta é a primeira vez que perdemos por dois golo no Campeonato do Mundo”. Contudo, o treinador tenta olhar para além: “Temos um grupo de vencedores”, disse Martinez. “Todos eles estão no maior balneário da Europa. Consigo compreender as reacções. No domingo não utilizámos a nossa experiência e é difícil de explicar, não tínhamos convicção. Culpar este ou aquele jogador não nos vai ajudar.”