O Barcelona ameaçou Frenkie De Jong com uma acção judicial, caso este não aceite cancelar o actual vínculo contratual que o liga ao emblema blaugrana. De acordo com uma notícia do portal “The Athletic”, a equipa catalã alega que os termos do contrato, assinado pelo anterior presidente do clube, são ilegais, podendo ser justificativos de uma acção judicial.
De acordo com a referida notícia, Barcelona terá escrito ao jogador no dia 15 de Julho, afirmando ter encontrado provas de factos ilícitos no contrato que significou a sua renovação contratual a 20 de Outubro de 2020. Refira-se ter-se tratado de uma extensão contratual até 2026 que terá reduzido o seu salário para as épocas 2020-21 e 2021-22, deixando os remanescentes 18 milhões de euros para serem distribuídos pelas quatro campanhas seguintes.
A carta enviada a De Jong no mês passado terá informado o holandês que o Barcelona acredita poder iniciar um processo penal para estabelecer o que aconteceu em relação à assinatura do seu contrato e averiguar onde reside a responsabilidade pela alegada infracção. O objectivo desta atitude passará por rescindir o actual contrato, regressando aos termos do acordo assinado quando chegou à Catalunha em 2019, vindo de Ajax.
Uma situação que a FIFPro, o sindicato mundial de futebolistas, também está de olho. Além disso, segundo Evgeniy Levchenko, presidente do sindicato dos jogadores neerlandeses, De Jong poderá estar a ser vítima de extorsão, uma ideia que, contudo, é negada pelo actual presidente do Barcelona, Joan Laporta. O sindicato global de jogadores está a acompanhar de perto a situação bem como as tentativas do Barcelona em tentar que o jogador aceite uma redução de 18 milhões de euros que terá concordado em adiar durante a pandemia.
Refira-se que tal atitude, deve-se ao facto do emblema blaugrana estar a tentar aliviar a sua folha salarial para cumprir com as directrizes de fair-play financeiro emanadas por La Liga e assim poder assinar e utilizar novos jogadores. Entre os jogadores que o clube pretende vender para poder inscrever outros encontra-se De Jong. Todavia, com este, tem existido um permanente confronto sobre o pagamento do salário das últimas temporadas: na verdade, o jogador pretende o dinheiro na sua totalidade, a ponto de recusar até agora qualquer proposta (nomeadamente do Manchester United) para uma transferência.
Para acabar em tribunal?