Um negócio que obriga a estrutura e o treinador a estarem atentos..
Falamos do contrato de empréstimo do avançado francês Antoine Griezmann, que regressou ao Atlético de Madrid no pretérito Verão, após um período menos conseguido em Barcelona, que o tinha comprado ao emblema colchonero em 2019 por 120 milhões de euros aos quais deveriam acrescer mais 15 em bónus.
Como sabemos, o jogador não se afirmou na Cidade Condal, sendo “devolvido” por empréstimo ao Atlético de Madrid por um período de dois anos e com um cláusula de compra fixada em 40 milhões de euros que se tornará obrigatória caso o jogador actue em 50% das partidas em que estiver disponível neste período. Para tal ser contabilizado, o descendente de emigrantes de Paços de Ferreira deverá jogar em cada partida, pelo menos, 45 minutos.
Ora, como é relatado pela Gazzetta dello Sport, na sua primeira temporada, o avançado francês jogou mais de metade dos minutos em 30 dos 39 desafios em que esteve disponível, ou seja 76,9%, tendo perdido um remanescente de 12 jogos devido a lesões e castigos disciplinares,
Na presente temporada, caso esteja disponível para os mais de 50 jogos que o Atlético prevê disputar, Simeone poderá utilizá-lo sem preocupações em cerca de 15 jogos, de modo a não activar a cláusula obrigatória de compra. Por essa razão, nos dois primeiros desafios de La Liga, Griezmann, apenas, entrou em campo aos 62 minutos das partidas, para não ultrapassar essa fasquia dos 45 minutos.
Uma situação que preocupa Barcelona, que já orçamentou para 2022-23 os 40 milhões que esperava receber do Atlético. A situação salarial no Blaugrana, que até à data não lhes permitiu registar nos serviços de La Liga a aquisição do defesa Jules Koundé, poderá sofrer, pois, um agravamento, pelo regresso de Griezmann, que ganha 10 milhões de euros líquidos.
Como é que o atacante francês reagiu a esta limitação? Depois de ter sido informado desse óbice contratual, não aceitou o convite do Atlético para encontrar outra equipa. Neste momento, portanto, aceitará as condicionantes colocadas.
Simeone também, que terá de usar um “temporizador” para o uso do campeão mundial gaulês…