A Adidas, empresa de equipamentos franco-alemã, irá aumentar o preço de venda a retalho dos seus equipamentos de jogo no próximo ano. Assim, a partir de 2023, uma réplica da camisola de jogo passará dos actuais 90 euros para 100 euros (um aumento de mais de 11%), enquanto as camisolas da versão authentic, semelhantes às utilizadas pelos jogadores, passarão de 140 euros para 160 euros (+14% ou mais), de acordo com o La Source Parisienne, um portal especializado na matéria.
Os primeiros rumores de que as camisolas Adidas se tornariam mais caras começaram a circular no início deste ano. Diz-se que as causas deste aumento estarão ligadas a problemas na cadeia de abastecimento e ao custo crescente dos materiais e do combustível para o transporte das mercadorias.
Tinha sido relatado que o aumento de preços estaria na ordem dos 5-10%, mas se a informação de La Source Parisienne estiver correcta, os novos preços representarão – como anteriormente assinalado – um aumento de 11,1% no caso das réplicas de camisas e cerca de 14,3% para as versões authentic.
O lucro líquido da Adidas relativamente ao ano de 2022 já está estimado entre 1,8 mil milhões e 1,9 mil milhões de euros acima do seu lucro líquido em 2021, enquanto as vendas líquidas, a margem bruta e a margem operacional também deverão melhorar significativamente. Com estes novos aumentos de preços para as modelos de jogo, a empresa está no bom caminho para uma maior rentabilidade em 2023, mesmo com uma ligeira queda nas vendas.
Em Outubro, a mesma fonte tinha anunciado um aumento de preços para as camisolas de jogo da Nike por razões semelhantes. Um aumento ligeiramente inferior em termos percentuais, com cerca de 5% mais para as camisolas de réplica e cerca de 7% para os uniformes autênticos.