Depois da contestação nas bancadas, na passada Terça-feira, durante o desafio frente ao Real Madrid, segue-se a luta jurídica….
Com efeito, um conjunto de advogados a representar mais de 800 adeptos dos emblema de Anfield que sofreram lesões como resultado do caos criado durante a final da Liga dos Campeões em Paris, em Maio passado, escreveram formalmente à UEFA a ameaçá-la com acções judiciais, caso esta não compense adequadamente os lesados pelo sucedido.
A Leigh Day, uma das três sociedades de advogados que representam quase 3.000 pessoas envolvidas no caos organizacional no Stade de France em Paris, afirma que os adeptos têm direito a uma indemnização por lesões físicas e psicológicas. Se a UEFA não concordar em ser responsabilizada pelos défices de segurança na final entre o Liverpool e o Real Madrid, ou não concordar com a indemnização, a sociedade avisou que apresentará uma queixa no Tribunal Superior de Liverpool.
A Leigh Day – escreve o jornal inglês The Guardian – pretende alegar como causa de pedir que a UEFA violou as suas obrigações como organizador da final ao garantir a segurança dos adeptos que compraram bilhetes. A UEFA é acusada de uma longa série de falhas, incluindo a falta de consulta à sua unidade de segurança.
Refira-se que os adeptos que instruíram a firma de advogados sofreram lesões por terem sido esmagados contra os torniquetes que foram fechados durante longos períodos antes do jogo, e por terem sido vítimas de gás lacrimogéneo e spray de pimenta. Muitos sofreram angústia psicológica após o caos em Paris, incluindo ansiedade, depressão e transtorno de stress pós-traumático.
“Desde a publicação do relatório, a UEFA pediu desculpa aos adeptos e disse que anunciará um ‘plano especial de reembolso’, mas acreditamos que aqueles que sofreram merecem mais do que o preço de um bilhete. Para muitos dos nossos clientes, a razão pela qual aderiram à acção colectiva tem a ver com responsabilidade, e parte dela é uma compensação. Oferecer uma compensação adequada faz parte do reconhecimento da UEFA do papel significativo que desempenhou no caos que se desenrolou na final A
A Confederação europeia, na altura da publicação do relatório, fez saber que iria criar um plano especial de reembolso para os adeptos, embora até agora não tenha fornecido mais pormenores.