O Manchester United está à venda!
Um dos clubes desportivos mais bem sucedidos e históricos do mundo anunciou ontem à noite que a sua administração tinha iniciado um processo para explorar alternativas estratégicas. Um processo “concebido para melhorar o crescimento futuro do clube, com o objectivo final de o posicionar para capitalizar oportunidades tanto no campo como comercialmente”.
“Como parte deste processo”, lê-se numa nota, “a direcção considerará todas as alternativas estratégicas, incluindo novos investimentos no clube, uma venda ou outras transacções que envolvam o clube. Isto incluirá uma avaliação de várias iniciativas para reforçar o clube, incluindo a reabilitação do estádio e das infra-estruturas, e a expansão das operações comerciais do clube à escala global”.
Assim, após a venda do Chelsea e a abertura a uma venda do Liverpool pelo Fenway Sports Group, agora outro clube de topo da Premier League inglesa acaba “no mercado”. E é curioso que aconteça na mesma noite em que o mesmo clube fecha laços com um dos futebolistas mais emblemáticos das duas últimas décadas: Cristiano Ronaldo.
Avram Glazer e Joel Glazer comentaram a notícia: “A força do Manchester United é construída sobre a paixão e lealdade da nossa comunidade global de 1,1 mil milhões de adeptos e seguidores. Enquanto procuramos continuar a construir uma história de sucesso para o clube, a direcção autorizou uma avaliação exaustiva de alternativas estratégicas”.
“Avaliaremos todas as opções para assegurar que servimos melhor os nossos adeptos e que o Manchester United maximiza as oportunidades significativas de crescimento disponíveis para o clube agora e no futuro. Ao longo de todo este processo, permaneceremos totalmente concentrados nos melhores interesses dos nossos adeptos, accionistas e várias partes interessadas”, concluíram.
O banco americano Raine Group – já envolvido no processo de selecção dos novos proprietários do Chelsea e também contactado pelo Inter de Milão – actuará como consultor financeiro exclusivo do clube e Latham & Watkins LLP será o consultor jurídico dos Red Devils.A Rothschild and Co. actuarácomo consultor financeiro exclusivo dos accionistas da família Glazer.
Um negócio para fazer correr muita tinta e dinheiro…