Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

A Tifosy…Um Fundo Criado por Vialli e Um dos Primeiros Artigos da História d’A Economia do Golo!

Viajemos no tempo…

Estávamos em 2017 e a Economia do Golo dava os seus primeiros passos. Por isso, procurava nos seus propósitos inovadores, dar a conhecer realidades dispostas a caminharem de mãos dadas com o jogo em si.

Por isso, nessa altura demos a conhecer a Tifosy, uma empresa criada pelo, agora, falecido, Gianluca Vialli, juntamente com Fausto Zanetton. Esta haveria de tornar-se líder em consultoria desportiva e em angariação de capital. A confirmá-lo a supervisão de várias operações no mundo do futebol: desde a passagem do Pisa para as mãos de Alexander Knaster, à criação de bonds do Venezia para financiar o novo centro desportivo, ao papel de consultor do Inter na operação com Oaktree e à negociação com BC Partners.

Como co-fundador da Tifosy, Vialli ajudou a construir e moldar a empresa tornando-a líder em matéria de consultoria desportiva e angariação de capital. Através desta, Gianluca procurou proporcionar investimento financeiro e profissionalismo à indústria do desporto em benefício de todos os interessados, e em “particular dos adeptos a quem permaneceu endividado após a sua carreira de jogador”, recorda a empresa.

Após o diagnóstico da sua doença, o compromisso de Vialli com a Tifosy não se dissolveu, permanecendo como parte integrante da empresa. Sempre presente na evolução desta, Vialli desempenhou um papel fundamental em várias transacções importantes, incluindo a oferta pública de aquisição de 345 milhões de dólares da Iconic Sports Acquisition Corp. em 2021, onde desempenhou um “verdadeiro papel de número 9”.

Fausto Zanetton, CEO da Tifosy Capital & Advisory, disse: “Hoje é um dia muito triste. Luca foi um parceiro, mentor e amigo extraordinário para todos nós que demos uma incrível contribuição pessoal e profissional para a empresa. Ser-lhe-ei eternamente grato por acreditar em mim no início e por apoiar a empresa em cada passo do caminho. Sem ele, não haveria Tifosy. Continuaremos na sua memória a nossa missão de sermos a empresa de consultoria e investimento de eleição no desporto global”.

Também, a nós, pelas razões mencionadas, a Tifosy ocupará um lugar especial nas nossas memórias…