A soberba inglesa com a sua selecção não é recente. Aliás, terá começado em 1950, quando após participarem pela primeira vez na prova que se disputou no Brasil, a imprensa ter feito desta campeã mundial ainda antes de atravessar o Oceano Atlântico. A história, essa, é sabida de todos, com a derrota sofrida às mãos dos Estados Unidos por uma bola a zero…com os adeptos ingleses a pensarem que o resultado final, em vez de 0-1, houvera sido 10-1, e que os jornais tinham-se esquecido de imprimir o “1” em falta.
Porém, nos tempos mais recentes, outros momentos houve em que os ingleses demonstraram sobranceria, ou pelo menos excesso de confiança. Quem poderá esquecer do adepto que, antes da final do Campeonato Europeu disputado no pretérito ano, mandou tatuar a Taça da prova, para depois engolir em seco? Ou o próprio jornal The Sun que, antes da partida do passado Sábado frente à França, comprou um espaço publicitário perto da Torre Eiffel para glosar com os adeptos franceses…tendo, como sabemos, de engolir em seco a provocação após os golos de Tchouameni e de Giroud.
Porém, o episódio mais surreal destas histórias de basófia e de arrogância, sucedeu com o Tottenham.Na verdade, o clube londrino, ainda antes da realização do jogo com Les Bleus, resolveu enviar um e-mail a todos os contactos da sua agenda de endereços a convidá-los… a ir ver a partida das meias-finais nas bancadas do recinto em écran gigante. Neste escrevia-se que “com um lugar na final para agarrar, o encontro da Inglaterra com o destino, está marcado para Quarta-feira, 14 de Dezembro, pelas 19.00 horas. Conseguirão os homens de Southgate chegar à primeira final de um Campeonato do Mundo desde 1966?”
Contudo, a tornar a história, ainda, mais surreal, refira-se que estes convites foram enviados após a derrota da selecção dos Three Lions. Provavelmente, a mensagem terá sido escrita em momento anterior à partida de Sábado, sendo que, após o desaire inglês, o responsável ter-se-á esquecido de dar como sem efeito tal mensagem, impedindo-a de ser enviada. Por essa razão, ontem de manhã, os adeptos do Tottenham foram convidados a assistir a uma meia-final que jamais será jogada pela sua selecção, e que levou alguém a comentar ser “típico do Tottenham.”
Porém, a sobranceria inglesa é capaz de tudo…