Endrick tem 16 anos e será, provavelmente, a maior pérola do futebol brasileiro.
Formado no Palmeiras, foi decisivo nas últimas jornadas do Brasileirão, ajudando a equipa de Abel a sagrar-se campeão nacional.
Por essa razão, já estava a ser cobiçado pelos maiores clubes europeus, sendo que, ao que parece, o Real Madrid está na liderança para garantir a sua aquisição. A transferência, contudo, estará pendente de uma questão burocrática que os clubes esperam ultrapassar mas para a qual têm de esperar pela luz verde da FIFA.
A razão é que houve um revés numa primeira tentativa de introduzir os dados no TMS da FIFA, o Sistema de Correspondência de Transferências da FIFA, que é a plataforma habilitada para este fim. Para levar a cabo o resto dos procedimentos, será necessário resolver essa questão.. Acredita-se que isto será conseguido, mas é necessária cautela devido ao risco de sanções desportivas e financeiras
Refira-se que o jogador tem sido abordado por clubes de toda a Europa, incluindo Barcelona, PSG e Chelsea, ainda que sempre tenha dado prioridade aos Merengues. Cresceu a idolatrar Cristiano Ronaldo e Vinicius, como confessou numa entrevista à Marca em Janeiro, e também é representado pela mesma agência que Vinicius.
Endrick deverá assinar um vínculo com a duração de três três anos porque é o máximo permitido pelos regulamentos em vigor. No entanto, existe um pacto para que a ligação entre o atacante e o Real Madrid seja prolongada por mais três, o que significará um total de seis. Começará a partir de 2024, quando chegar à idade da maioridade, o que lhe permitirá rumar à Europa, e durará, pelo menos, até 2030.
Quanto aos números do acordo, este foi conseguido por 35 milhões de euros fixos mais 25 em bónus de dificuldade variável. Por outras palavras, no melhor dos cenários, Endrick custará 60 milhões, uma soma que o Real Madrid pagará de bom grado porque significaria que a jovem estrela estaria à altura do desenvolvimento que se espera dele.
Como em todas as operações, há também uma série de comissões e montantes relacionados com impostos. O Real Madrid assumirá este último, ao abrigo da lei espanhola, como qualquer outro clube o faria.
Mais um talento brasileiro no futebol europeu…