A vida dará sempre uma segunda oportunidade…
Loris Karius, actual guarda-redes do Newcastle, terá no próximo Domingo, na final da Carabao Cup, a oportunidade de fazer esquecer o sucedido em 2018, quando ao serviço do Liverpool frente ao Real Madrid, na final da Liga dos Campeões, foi o principal réu da derrota do clube inglês.
“Para Loris, esta é uma maravilhosa oportunidade para reescrever a história da sua carreira”, disse o treinador Magpie Eddie Howe. Embora tenha-se recusado a confirmar a titularidade do guardião germânico no desafio decisivo contra o Manchester United em Wembley no próximo Domingo, não deixou muito espaço para dúvidas na conferência de imprensa: “Tem havido muitas histórias que atravessaram os tempos no futebol. Para cada uma delas, era impossível prever o que viria a acontecer no final”, referiu.
Como será esta? Ninguém sabe. Isso é futebol. E é isso que faz com que seja uma coisa incrível de se ver. Foi necessária uma combinação de circunstâncias para que o azarado herói da final da Liga dos Campeões de 2018, que chegou ao clube livre qualquer vínculo em Setembro passado, se encontrasse em campo para o que parece ser o jogo do século para a equipa do norte de Inglaterra.
É como um guião de filme. É completamente incrível e inesperado. Martin Dúbravka ri-se. Entrevistado no Independent no início desta semana, o substituto regular de Nick Pope em Newcastle está a ter dificuldades em aceitar o seu destino. Mas os factos estão lá: o guarda-redes titular foi expulso por Anthony Taylor durante o jogo da Premier League do fim-de-semana passado contra o Liverpool e não pode ser utilizado pelo treinador dos Magpies este domingo; Dúbravka, que jogou pelo Manchester United no início da competição – contra Aston Villa e Burnley na quarta e terceira ronda, respectivamente – não pode representar o clube nesta competição; o terceiro guarda-redes foi cedido a título de empréstimo ao Hull City no mercado de Inverno para ganhar tempo de jogo.
Tais factos deixarão Howe com apenas duas opções: Loris Karius ou Mark Gillespie, o quinto guarda-redes da equação. Filho do clube, Gillespie deixou a academia do clube aos 16 anos de idade para se juntar ao Carlisle United. Com passagens pelo Walsall e Motherwell na Escócia, o guarda-redes de 30 anos já fez mais de 250 partidas nas divisões inferiores da Inglaterra. Desde que regressou em 2020, Gillespie fez apenas três aparições, todas na Taça da Liga – a mais recente contra o Newport em 30 de Setembro de 2020 – mas nunca actou num jogo da Premier League na sua carreira.
Tal situação terá levado Howe a telefonar a Karius, segundo o Independent, logo após a derrota do Newcastle por duas bolas a zero frente ao Liverpool no passado fim de semana.
” – Mark e Loris estão a sair-se muito bem. E todas as semanas fico impressionado com ambos nos treinos”, disse o treinador. “- Eles estão determinados em ter sucesso, em trabalhar e nunca foram deixados de fora.”
Karius, que esteve envolvido em todos os jogos de treino e amistosos, nunca jogou pelo Newcastle desde a sua chegada, excepto num amigável contra o Al Hilal na Arábia Saudita no dia 8 de Dezembro, quando defendeu a baliza do clube na primeira parte.
“-Falo com ele todos os dias. Discutimos coisas diferentes. Mas mais recentemente, devido à situação, tive uma conversa mais aprofundada com Loris. Senti a necessidade de estabelecer uma ligação profunda com ele. Ele estava óptimo, muito relaxado. Ele ouviu o que eu tinha para dizer”, diz Howe.
” – Quando o Newcastle me chamou, achei que era uma grande oportunidade de voltar a Inglaterra e testar-me novamente”, disse Karius numa longa entrevista ao órgão de comunicação social do clube da Premier League, em Dezembro passado. “Obviamente que as últimas épocas foram para mim longos contratempos, nada tem sido fácil. Mas, por outro lado, já joguei mais de 200 jogos ao mais alto nível, por isso sei que tenho qualidade”.
Como será Domingo?