Uma viagem inacreditável…
É assim que poderá ser considerada a carreira de Pelly Ruddock Mpanzu, um anglo-congolês, actualmente a jogar no Luton Town de Inglaterra.
Hoje, Mpanzu, de 26 anos, irá disputar o desafio mais importante da sua vida: o play-off de ascensão à Premier League, depois de ter vivido uma carreira nos escalões inferiores.
O médio defensivo estará mesmo, em vias, de entrar na história, por um fantástico percurso ascensional com o mesmo clube. Com efeito, chegou a Luton na, já, longínqua temporada de 2013/14 por empréstimo do West Ham, clube onde cumpriu o seu processo formativo e onde parecia que a sua carreira houvera entrado num impasse que o impediria de chegar ao mais alto nível. Refira-se que, nesse ano, o Luton actuava na, então, denominada, National League, o que equivalia ao quinto escalão do futebol do país.
Aí assentou arraiais. Subiu à League Two nesse ano, à League One em 2017/18 e no ano subsequente ao Championship. Hoje, poderá cumprir um sonho que parecia impossível. Ascender à milionária e glamourosa Premier League, num percurso único: passar do quinto escalão do país ao principal com o mesmo clube.
Não há impossíveis…