Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

A Fantástica Fábula de um Menino Pobre!

Darwin é a contratação mais mediática do Liverpool de Klopp para a época 2022/23

Um talento, contratado por 75 milhões de euros, que hoje começou a render juros, ao ser decisivo no triunfo na Community Shield perante o Manchester City.

Porém, nada foi fácil na vida do talentoso uruguaio, que promete colocar a cabeça em água à defesa portuguesa no próximo mundial.

Assim, cresceu no bairro de El Pirata em Artigas, uma pequena cidade uruguaia localizada na margem esquerda do Rio Cuareim, na fronteira com o Brasil. O jovem viveria uma infância difícil, devido aos problemas económicos da família, com a sua mãe a recolher e a vender garrafas, enquanto o seu pai era pedreiro. Bastantes vezes, o pequeno Darwin haveria de ir para a cama sem jantar ou teria de ficar na escola a tempo inteiro para comer na cantina.

” – Se eu continuar a jogar serei capaz de retribuir os esforços da minha família, que fez tudo por mim quando eu nem sequer tinha um par de sapatos. Na minha infância aprendi a partilhar as coisas. Agora quero dar-lhes uma nova casa em Artigas, já que a que tínhamos ficado sem a nossa, e, talvez ,uma loja para que pelo fiquem mais confortáveis. Não esqueço as minhas origens”. Darwin já havia assumido a sua condição humilde e não a enjeitaria jamais.

1 41

Seria descoberto por Genoan Perdomo, que trabalhava há muitos anos no sector juvenil do Peñarol, que o viu, pela primeira vez, enquanto Darwin jogava um jogo de futebol de cinco com os amigos. Imediatamente, julgou ver o “novo Cavani”, atendendo ao seu modo de movimentar-se e pela sua compleição física.

Tal seria a razão, para aos 14 anos, abandonar a sua família para rumar a Montevideu, para um dos clubes mais importantes do país, o mítico Peñarol. A adaptação não seria fácil e o caminho provou-se que estava cheio de obstáculos. Em 2016, teve de ser operado ao ligamento de joelho e estaria afastado do campo durante mais de um ano. Na altura do seu regresso, não tinha recuperado tão bem quanto podia, e entre 2017 e 2018 teria de ser submetido a outra operação, desta vez na rótula, em busca de uma recuperação total.

Apesar nunca se ter tornado titular do clube aurinegro, haveria de ser chamado às selecções jovens do Uruguai. Porém, nem aí teria vida fácil. Assim, em Janeiro de 2019 foi chamado para o Sudamericano Sub-20 onde, no entanto, não conseguiu marcar qualquer golo, o que levou a que fosse alvo de várias críticas, especialmente nas redes sociais, o que o obrigou a recorrer a um psicólogo. “Agora, antes dos jogos, desligo o meu telemóvel e volto a ligá-lo no dia seguinte para ter notícias da minha família”, haveria de afirmar.

A vingança chegaria no Campeonato Mundial Sub-20, também em 2019 na Polónia , onde marcou dois golos em quatro jogos. As sua exibições haveriam de ser tão categóricas que convenceram o Maestro Tabárez a convocá-lo para a Celeste principal.

Tal seria o cartão de visita para o novo-rico Almeria pagar 6 milhões de euros por ele. A segunda divisão espanhola seria o melhor viveiro para o seu desenvolvimento, marcando 16 golos em 32 jogos.

4

Surgiria o salto para Portugal, para o Benfica, com o rótulo de transferência mais cara de sempre do clube encarnado, atento os 25 milhões de euros pagos pelos seus direitos. Com a obrigação de fazer esquecer a contratação falhada do seu compatriota, Edinson Cavani, assumir-se-ia em duas épocas como um ponta de lança de dimensão europeia. Os seus 34 golos na derradeira época aguçaram o apetite dos maiores tubarões europeus. Seria o Liverpool a conseguir conquistá-lo a troco de 75 milhões de euros, num dos maiores negócios do presente defeso.

Hoje, começou a render juros ao decidir a Supertaça inglesa… nada mau para um menino pobre que olhou para o futebol como forma de salvação!