Jakub Jantko é um médio ofensivo de 26 anos, internacional checo.
Depois de ter dado nas vistas no seu país com as cores do Slávia de Praga, jogou em Itália na Udinese e na Sampdoria, antes de rumar ao futebol espanhol, ao Getafe.
Em Espanha não se afirmaria, a ponto de ser cedido a título de empréstimo ao Sparta de Praga do seu país natal no início da presente estação.
Hoje, num vídeo no Twitter, assumiu a sua orientação sexual. O médio ofensivo resolveu dar um passo em frente através das suas redes sociais para normalizar algo que já deveria ser normal, mas para o qual infelizmente ainda há um longo caminho a percorrer.
“Como toda a gente, tenho os meus pontos fortes, tenho as minhas fraquezas, tenho uma família, tenho os meus amigos, tenho um trabalho que tenho feito o melhor que posso durante anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Tal como todas as outras pessoas. Também quero viver a minha vida em liberdade. Sem medo. Sem preconceitos. Sem violência. Mas com amor. Sou gay e não quero continuar a esconder-me”, disse Jankto no vídeo que tornou público.
O seu actual clube foi dos primeiros a mostrar o seu apoio ao jogador, com uma mensagem em que afirmou querer ajudar a que o gesto de Jantko deixe de ser necessário o mais depressa possível. Assim, nas suas redes sociais, o Sparta escreveu que “ Jakub Jantko falou abertamente sobre a sua orientação sexual com a direcção, o treinador e os companheiros de equipa já há algum tempo. Não temos mais comentários a fazer. Nem perguntas. Tens o nosso apoio. Vive a tua vida, Jacob. Nada mais interessa.”
Porém, outras reacções já se fizeram sentir. Desde logo, a do Getafe, emblema propietário dos direitos económicos do atleta. Mas, também diversas ligas e clubes, como a Premier League inglesa, a Real Sociedad ou o Athletic Bilbao, sob a hasthag #football is for everyone manifestaram o seu apoio ao atleta.
Para abrir mentalidades…