Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

A Camisola Verde do Milan…Uma Excepção!

Já aqui demos a conhecer a camisola verde do AC Milan que será o seu terceiro equipamento.

Imediatamente, fomos (e bem!) questionados qual a razão do actual campeão italiano poder usar um modelo desta cor, quando, como já escrevemos, tal cor foi proibida em Itália para não gerar qualquer tipo de confusão com o relvado ao telespectador.

Ora, essa nova regra proibirá “a utilização de kits de equipamentos de cor verde para jogadores em movimento”. Uma linha nas regras sobre equipamentos de jogo, porém, é mais geradora de dúvidas do que de certezas, carecendo de algumas explicações.

Comecemos, assim, por recordar que estaa proibição só afectará os jogadores em movimento, portanto não os guarda-redes, e aplicar-se-á, apenas, ás camisolas dos segundos e terceiros equipamentos. Aqueles que – devido às cores principais – usem o verde como cor predominante na primeira camisola, como sucede, por exemplo, com o Sassuolo, poderão fazê-lo sem problemas e sem correr o risco de violar os regulamentos.

Reitere-se, pois, que a principal razão para tal decisão é o contraste com o campo de jogo, que não facilita a visualização para o telespectador na TV e para os adeptos no estádio, mas também um efeito de distorção com os ecrãs gráficos, ou seja, todos aqueles espaços publicitários virtuais adicionados digitalmente às imagens transmitidas na TV.

Existe, contudo, um caso especial, que diz respeito ao AC Milan na temporada que acaba de começar. Os Rossoneri decidiram optar pelo verde militar para cor de terceiro equipamento. Este apresenta inserções pretas nas mangas e o patrocinador Emirates em amarelo fluorescente .

Ora, este modelo verde não cria quaisquer problemas e está perfeitamente de acordo com os regulamentos. Obviamente a questão foi analisada na altura, quando os milanisti pediram permissão à Lega Serie A e enviaram todas as especificações do novo modelo com as consequentes avaliações. Estamos a falar de um requerimento efectuado há vários meses, sendo que o respectivo deferimento chegou já em 2021.

As camisolas, de facto, são estudadas e aprovadas muito antes da época em que serão usadas, como o próprio Milan demonstrou, pelo que não acarretarão qualquer problema quanto à sua utilização.