Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Black-Out Rule…A Regra Que Impede Jogos de Serem Televisionados Ao Sábado à Tarde Acabará em Inglaterra?

A Premier League prepara-se para colocar no mercado os direitos televisivos domésticos pela primeira vez desde 2018. Isto foi explicado ontem – enquanto discursava na Cimeira “Business of Football” – pelo seu CEO, Richard Masters, que também reiterou a sua intenção de se concentrar novamente na “black-out rule” para o próximo ciclo de direitos.

A Premier League está actualmente na sua primeira temporada do novo acordo de três anos de direitos televisivos assinado com a Sky, BT e Amazon, bem como com a BBC. Os acordos em questão eram originalmente válidos para o ciclo 2019-2022, mas foram renovados durante a pandemia de Covid-19 por mais três temporadas até ao final de 2024/25 e nos mesmos termos, após a liga ter recebido a autorização do governo para prolongar os acordos sem novo concurso.

“Iremos ao mercado interno pela primeira vez em seis anos, no terceiro ou quarto trimestre deste ano. Não vamos ao mercado há quase seis anos porque a pandemia nos atingiu. Estamos sempre optimistas em relação ao processo doméstico. Não sabemos o que irá acontecer. Portanto, todas estas questões serão respondidas até ao final do ano… Estou muito optimista quanto às nossas perspectivas de crescimento futuro”, comentou Masters.

Masters também sugeriu que a Premier League manterá o seu apoio à “black-out rule” de Sábado para o próximo ciclo, apesar dos renovados apelos à abolição da regra. A controversa regra, confirmada pela Associação Inglesa de Futebol, invocando o Artigo 48 dos Estatutos da UEFA, proíbe a transmissão em directo de jogos nacionais ou estrangeiros entre as 14:45 e as 17:15 aos sábados no Reino Unido.

A regra visa encorajar os adeptos – impossibilitados de assistirem a jogos na televisão – a irem aos estádios, mesmo para presenciarem a jogos de ligas inferiores. A ‘regra do blackout’ tinha de facto sido suspensa durante a pandemia, quando os adeptos não podiam assistir a jogos ao vivo, mas agora o avanço da tecnologia de streaming levou a novos apelos para que a regra fosse levantada.

“- Sempre fomos apoiantes do Artigo 48º para aplicação na Premier League e não vejo necessariamente uma mudança a curto prazo“, disse Masters. A Liga Inglesa de Futebol, essa, tem considerado revogar a ‘blackout rule‘, mas por enquanto não parece haver qualquer margem de manobra a este respeito.

E se fosse em Portugal?